terça-feira, 15 de junho de 2010

FOTOS DE SEBASTIÃO SALGADO







O Berço da Desigualdade (2005)






Sebastião Salgado, fotografo brasileiro reconhecido mundialmente. Suas fotos: obras de arte. A arte deste mineiro economista, sendo que em 1973 trocou a economia pela fotografia, é um dos repórteres fotográficos contemporâneos mais respeitados no mundo. Seus livros/fotos são: Trabalhadores (1996), Terra (1997), Serra Pelada (1999), Outras Américas (1999), Retratos de Crianças do Êxodo (2000), Exodos (2000), O Fim do Pólio (2003), Um Incerto Estado de Graça.







O GRITO
Nada de limitações. Nada de restrições. Nada de dogmas. Estes são os princípios. Emoção primitiva. Desejos não alienados. Liberdade, nada mais. Correntes impregnadas à mente humana: verdades inquestionáveis, paradigmas, pré-conceitos, conceitos pré-estabelecidos... Transformação. Revolução a longo prazo. Não temos nada a perder, mas um mundo a ganhar.




Como podemos perceber esse retrato ele nos mostra como nossos corpos eles falam seja através da seriedade,do sentimento,do sorriso,da atitude,da dança,da situação como nosso corpo se encontra. Podemos observar que nesse retrato estamos vendo varias crianças com semblantes totalmente diferentes um do outro. Trazendo para nosso cotidiano não foge muito da realidade que estamos vivendo hoje, da falta de socialização,do preconceito,e da sua própria cultura.


Como aparece no texto UMA VIAGEM DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA ÁS HISTÓRIAS DE VIDA,A PARTIR DA OBRA "JOGOS INFANTIS" DE PIETER BRUEGHEL.


Tenho vivido durante o pleno florescimento renascentista das cidades flamengas,o universo que elegeu pra seus quadros foi,porém,o das aldeias rurais e sua cultura marcadamente medieval.Por isso ,que ela constitui o derradeiro - e magnífico - testemunho que concilia o real e o fantástico o cotidiano vivido e o imaginário temido. Um testemunho que concilia o real e o fantástico,o cotidiano vivido e o imaginário temido.(BRUEGEL,1969.prancha II/III).

Podemos observar que,o conhecimento racional,derivado da experiência com objetos e fatos do cotidiano,é chamado de relativo pois sua função é,através de distinções intelectuais ,discriminar,dividir comprar,categorizar,enquanto que oconhecimento intuitivo é a unidade entre todas as coisas.(A transformação da visão de corpo na Sociedade,revista motriz,pag 91).

Por outro lado, Huizinga comenta: “Como a realidade do jogo ultrapassa a esfera da vida humana, é impossível que tenha seu fundamento em qualquer elemento racional, pois nesse caso, limitar-se-ia à humanidade. A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização, ou qualquer concepção do universo”. (Huizinga, 2007).

O corpo conforme já discutido,é um espaço privilegiado no qual é possível encontrar o duplo critério proposto po Lévi-Strauss (1976)para a diferenciação entre o chamado "estado de natureza"e o "estado social". Nele é possivel perceber características comuns a qualquer ser humano,nascido em qualquer parte do mundo,sobre qualquer nacionalidade.(Daoli,Jocimar pag 79).

Percebemos então seja qual for o corpo,em qualquer classe social ele é uma totalidade.

A compreensão do corpo tem avanços significativos ocorridos acerca da compreensão da totalidade(Corpo,mente,espírito).











sábado, 5 de junho de 2010

FILME FILHOS DO PARAÍSO









FILHOS DO PARAÍSO
Alí é um menino de 9 anos,que vem de uma família super humilde e que vive com seus pais e sua irmã,Zara um dia ele perde o único para de sapatos que sua irmã,e tentando evitar a bronca dos país,passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela.
Podemos perceber que nesse filme ele mostra um jogo e as características do lúdico também.

JOGO

Entre Alí e Zara percebemos que há um jogo onde eles dividem o mesmo par de sapatos com ela,ele sai correndo da escola,enquanto sua irmã aguarda ele descalça pode perceber,que nesse jogo a regras e tempo espaço definido,há cooperação.Percebemos também que ele as vezes chegava atrasado na escola não podia falar por que estava chegando atrasado.Podemos ver também o jogo na corrida onde o interesse era pelo prêmio onde ofericia um lindo par de sapatos,houve esforço da parte do Alí, para participar da corrida e chegar em segundo lugar para ganhar o lindo par de sapatos para dar para sua irmã,houve interesse também do diretor da escola a se promover através de Alí.

LÚDICO

Percebemos o lúdico quando aparecem as crianças na escola no recreio brincando,quando a outra menina ganha um par de sapatos que era de Zara ela fica super feliz por ser também de família humilde,quando aparece o Ali brincando com um menino de classe alta,brinquedos que le nunca imagina que existia,o lúdico ele está presente o tempo todo em nossas vidas.


CORPO EM SUA TOTALIDADE






CORPO




Totalidade não é soma das partes BIO/PSICO/SOCIAL mas a interação delas,onde tudo influência no todo (corpo).
A expressão corporal é onde transmitimos nossos sentimentos e emoções com o corpo segundo a autora.Merleau-Ponty "Como na obra de arte nosso corpo é um nó de significações vivas",cuja compreensão,"não é da ordem do eu penso a maneira do cogito cartesiano,(dualidade,mente,espírito e corpo),mas do eu vivo,eu sinto eu amo"."Quero dizer com isso para enterder o corpo,não basta apenas falar dele.O c orpotal qual,eu percebo,deve ser entendido,não através de qualquer visão departamentalizada da ciências mas na riqueza de sua totalidade que se transforna na dimensão humana e histórica¨.(Medina,João Paulo Subirá,pag91).
Seja em qual for a posição do corpo ele nos transmite,varios sinais quando estamos tristes,felizes enfim.